segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Os sistemas migratórios: as direções dos fluxos contemporâneos.

Atualizado a pedido dos comentaristas em fev. 2013.
Mapa evidenciando os principais fluxos migratórios do final do século XX.

O ser humano sempre migrou, a mobilidade é uma das características do ser humano. Eles vão atrás de melhora de vida ou fogem de alguma catástrofe natural (enchentes, terremotos, etc) ou social (fome, guerras, etc).
Atualmente o fluxo de migrantes acontece, em sua maior parte, dos países em desenvolvimento do sul para os países desenvolvidos do norte. Essas pessoas são aquelas que já possuem alguma condição. Migrar é caro, mesmo ilegalmente. Os imigrantes saem de países com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) médio e vão para outros com IDH elevado e com alguma proximidade cultural.

Embarcação com migrantes é interceptada.

Esses movimentos são maximizados nos dias de hoje em consequência, principalmente, da evolução dos meios de transportes. As regiões de onde saem mais imigrantes são América Latina e Ásia.
Alguns fluxos apresentam os seguintes sentidos:


  • Saem do norte da África (Magreb e África Ocidental) e vão para França, Espanha, Portugal e Inglaterra;
  • Saem da América Latina e vão para os EUA;
  • Saem da Turquia e da Europa Oriental e vão para Alemanha e para demais países da Europa Ocidental.

Nota-se que a maior parte dos processos migratórios ocorre com pessoas saindo do sul (pobre) e indo para o norte (rico). E um pequeno movimento entre os países do sul, mas esses são bem menores.
Muitos países elaboram leis anti-migração que causam polêmicas, os EUA estão enfrentando esse problema. Com a recessão global os processos de migração podem se intensificar e as leis que as restringem podem se tornar mais severas.
Pesquisas mais recentes realizadas pela ONU mostram que a xenofobia (aversão aos estrangeiros) e a antipatia com os imigrantes são incoerentes. Os pesquisadores concluíram que os prejuízos sociais provocados pelos imigrantes são míninos, o processo de migração tem mais a oferecer do que se imaginava. Eles podem favorecer o desenvolvimento econômico e social de determinadas localidade.
Tomem nota:
Migrante - aquele que muda seu local de moradia.
Emigrante - aquele que sai de seu local de origem.
Imigrante - aquele que vem de fora.

Referências:
Guia do Estudante. Atualidades, editora Abril 2010.
Secretaria da Educação. Caderno do Professor - Geografia. Maria Inês Fini (org). 8ª série vol. 3. São Paulo: SEE, 2009.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada