quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Diferenças entre liberalismo e neoliberalismo.

O filme Tempos modernos mostra a fase industrial do capitalismo na qual a doutrina liberal começava a apresentar sinais de superação.
 
Na verdade há mais semelhanças do que diferenças. O liberalismo  é uma doutrina econômica liberal surgida no século XVIII que se estendeu até 1929. Dentre seus teóricos se destaca Adam Smith (1723-1790), essa doutrina correspondia às espectativas do capitalimo industrial e seu príncipios eram:
 
  • liberdade individual
  • direito à propriedade privada
  • respeito à livre iniciativa e à livre concorrência.
 
O neoliberalimo (novo liberalismo) é do século XX, por volta de 1970 o modelo do Keynesiano começa a dar lugar as antigas ideias do liberalismo. O objetivo principal do Neoliberalismo era promover o aumento da circulação de mercadoria no mundo. Seus principais incentivadores foram Margaret Thatcher e Ronald Reagen. Seus princípio básicos são:
 
  • Estado mínimo, o Estado deve interferir o mínimo possível na economia, de preferência como regulador;
  • políticas de privatizações;
  • abertura econômica.
 
De forma cronológica simplificada podemos fazer o seguinte apontamento:
 
Liberalimo→Keynesianismo→Neoliberalismo
 
O Prof. Valter Duarte Ferreira Filho da Universidade do Estado do Rio de Janeiro dá maiores explicações sobre as diferênças básicas entre uma doutrina e outra. Acesse para saber mais. Clique no link abaixo.

 


 

10 comentários:

  1. Gostei muito dos assuntos tratados em seu blog, e principalmente deste sobre neo e liberalismo.

    ResponderExcluir
  2. Cara, você poderia ter explicado melhor, tem currículo para isso. Estou a um passo de entrar em uma universidade pública, encontrei termos mais bem definidos do que o seu, mas... você tem mais credibilidade, pois é estuda na "Universidade do Estado do Rio de Janeiro". Obrigado, e fica aqui a minha sugestão. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica Diego. Não duvido que exista termos mais bem definidos que os meus. O próprio prof. Valter Duarte da Universidade do Estado Rio de Janeiro (a qual você está prestes a entrar) define bem melhor que eu.
      A intenção desse blog e tentar completar algumas aulas de geografia.
      Abraço e boa sorte no seu curso.

      Excluir
  3. Assim como voce disse, essa aula foi feita para completar algumas aulas, e funcionou para mim, Obrigada. Faço pré-vestibular.

    ResponderExcluir
  4. Para mim também!!! muito obrigada por me ajudar, vou ter prova semana que vem. Abraços e Deus te abençõe grandemente!

    ResponderExcluir
  5. Deixo aqui uma sugestão de artigo correlato. Trata-se de um debate entre uma socióloga pós-doutorada em neo-liberalismo e um livre-pensador liberal.
    OS DEVOTOS DE “SÃO MARX DA MAIS VALIA”, O NEOLIBERALISMO E A LÓGICA.
    http://goo.gl/72C8k7

    ResponderExcluir
  6. Parabéns de forma bem resumida e explicativa.

    ResponderExcluir
  7. Não seria Liberalismo - Estado de Bem Estar Social - Neoliberalismo?

    ResponderExcluir
  8. Muito resumido professor ! Esse texto deixa a entender que Keynes era a favor do estado mínimo, o que está completamente errado e contrário a ideia de Keynes, que era justamente a maior interferência do estado na Economia. Keynes está muito mais ligado com o estado de bem-estar social do que com o próprio liberalismo,sem querer ofender mas achei que faltou um pouco de informação ai professor!

    ResponderExcluir
  9. muito vaga.. não explica nada

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não encontrou o que queria? Pesquise na web.

Pesquisa personalizada